terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Bolha Imobiliária

Hoje estava lendo algumas noticias e para minha surpresa ou não veio o anúncio da redução dos juros para imóveis acima de R$ 500.000, interessante estimular um mercado onde os preços parecem estar fora da realidade da maioria dos brasileiros.

Vou contar a minha situação, no começo de 2009 comecei a procurar imóvel em Copacabana para comprar e os preços de 1 três quartos estavam na faixa de R$ 480.000,00 com vaga na garagem e hoje o mesmo imóvel deve estar na faixa de R$ 900.000 o que dáo quase o dobro em 4 anos, vivo de aluguel porque não quero pagar essa conta e como meu blog diz, quero minha independencia financeira e se fizesse isso certamente ficaria longe desse objetivo.

O fato realmente estranho é que a partir do dia 02 de novembro de 2009 o Rio se tornou uma cidade olimpica e a partir daquele momento os preços dispararam, podem ver em jornais da epóca e o que mais se ouvia era que o Rio de Janeiro e o Brasil mudariam para melhor, seríamos quem sabe um País de Primeiro Mundo e hoje em 2013 o que mudou?

Vou dizer o que mudou, hoje saindo do trabalho quase fui assaltado, infraestrutura de transporte péssima com valores absurdos e nos onibus voce além de pagar caro, pode levar tiro com a menina que morreu no Engenho Novo indo para a faculdade ou trabalho.

Mas o que continou? Continuou os preços absurdos dos imóveis estimulando as pessoas a se endividarem durante 35 anos, casos da zona sul do Rio de Janeiro chegam a preços de 1 quarto por R$ 500.000,00 e dois quartos de R$ 1.000.000,00 com risco de nem vaga ter.

Estive recentemente em Portugal e na Espanha e vi casos de assustar, uma vereadora na Espanha se suicidou quando tentaram tomar a casa dela e em Portugal vi casos de rifas de imóvel visando se livrar da bomba que estava sendo pagar prestações de financiamento imóbilario e a pergunta que fica, o Brasil esta preparado para isso? Porque não há um incentivo do governo para redução dos preços dos imóveis no Brasil? Aonde vamos parar com esses preços absurdos em todo o País?

Fiz a minha parte enviando e-mails para diversos deputados federais sobre o tema e não recebi nenhuma resposta até hoje e porque não respodem?

Abaixo um video muito interessante e se voces notarem alguma semelhança com o que estamos vivendo não estranhe.

https://www.youtube.com/watch?v=PWLxcwKzKCw

6 comentários:

  1. Fala Fabio! Realmente está insano o mercado de imóveis no Rio. Uma quitinete no fim de 2008 estava valendo R$90.000,00 e hoje vale R$380.000,00. E o pior é que a mídia está falando que os preços estacionaram. Ledo engano! Eles ainda estão aumentando só que a patamares mais moderados. E o pior: estou olhando placas de venda nas casas vizinhas e eles estão saindo, devagar mas saindo! Não sei onde isso tudo vai para, sinceramente...
    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala amigo Portugues, chegou a ver o video que postei da Bolha na Espanha? Meu caso é real, eu não vou pagar o preço da especulação e estou alertando para a maioria da população do Rio e do Brasil sobre esse mercado insano. Eu prefiro comprar em Portugal do que no Brasil, lá sim agora os preços estão razoáveis e a qualidade de vida se vc ja foi é excelente. Hj mesmo estava conversando com um colega e pretendo no futuro ao me aposentar morar na Europa, pq comprar nesses preços de 1º Mundo e com gente morrendo com bala perdida em onibus prefiro o aluguel por enquanto.

      Excluir
  2. Em tempo, e a nossa Alpargatas(ALPA3) hoje? tava - 4% e no final do dia foi para + 3,80%. Coisa de louco! Eu tenho muito pouco tempo de bolsa, mas nunca tinha visto isso. Sei lá, Fábio tem acontecido coisas estranhas com esse papel... Será que é coisa referente a controle acionário? Vamos ficar de olho. Eu continuo sócio dela! Continuando torcendo com as minhas havaianas da seleção de portugal, lançadas durante a Copa!:)
    Um abraço parceiro,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Portuga meu metódo é aproveitar as baixas e todo final do mês antes de realizar meu aporte, observo as maiores queda da carteira e meu percentual de participação para aproveitar essas oportunidades. Uma que é complicado fazer isso é AMBV3, empresa se valoriza bastante a anos e se expande, valoriza suas marcas e bem administrada. Espero ter colaborado amigo e obrigado pela visita!

      Excluir
  3. "Fiz a minha parte enviando e-mails para diversos deputados federais sobre o tema e não recebi nenhuma resposta até hoje e porque não respodem?"

    Pq eles investem em imóveis.... rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Pois é Dimarcinho mas é obrigação deles prestar esclarecimentos a população sobre toda essa especulação, afinal o grande eleitorado com seus super salários de 1000 reais não vão conseguir financiar com esses preços absurdos nem pelo programa Minha casa Minha Vida. Eu até o momento não vi um Deputado ou Senador discutindo o tema e propondo algum tipo de medida para evitar um desastre como ocorreu na Espanha, Portugal, Irlanda e USA, sinceramente espero que a população acorde e comece a cobrar como eu fiz.

    ResponderExcluir