segunda-feira, 18 de março de 2013

As 10 Regras de Bob Farrell

As 10 regras de Bob Farrell

1. Mercados tendem a voltar à média ao longo do tempo
Quando ações vão muito longe em uma direção, voltam. Euforia e pessimismo podem confundir a cabeça das pessoas. É fácil ser pego no calor do momento e perder a perspectiva.

2. Excessos em uma direção levarão a excessos opostos na outra direção
Pense na base de referência do mercado como se estivesse presa a um elástico. Qualquer ação muito grande em uma direção trará você não apenas de volta à referência, mas levará a um exagero na direção oposta.

3. Não existem novas eras – excessos nunca são permanentes
Qualquer que seja o último setor “quente”, acaba esquentando demais, retorna à média e exagera a correção. Na medida que a febre vai sendo construída, um coro de “esta vez é diferente” será ouvido, mesmo que essas palavras exatas não sejam usadas. E é claro que ela – a Natureza Humana – nunca é diferente.

4. Mercados com quedas ou altas exponenciais costumam ir mais longe do que você imagina, mas eles não são corrigidos com movimentos de lado.
Não importa quão “quente” seja um setor, não espere que uma planície corrija os excessos. Lucros são realizados com vendas, e isso invariavelmente leva a uma correção significativa.

5. O público compra mais no topo e menos no fundo
Esse é o motivo pelo qual investidores com mentalidade contrária podem fazer um bom dinheiro se seguirem os indicadores de sentimento e tiverem um bom timing.

6. Medo e cobiça são mais fortes que firmeza de longo prazo
Investidores podem ser seus piores inimigos, particularmente quando a emoção toma conta. Ganhos “nos fazem exuberantes; incrementam o bem estar e promovem otimismo,” diz o professor de finanças da Universidade de Santa Clara Meir Statman. Seus estudos de comportamento do investidor mostram que “perdas trazem tristeza, desgosto, medo, arrependimento. O medo aumenta a percepção de risco e alguns reagem se afastando.

7. Mercados são mais fortes quando abrangentes e mais fracos quando limitados a poucas grandes empresas
Daí amplitude e volume serem tão importantes. Pense nesses indicadores como força em números. Momentum amplo é difícil de ser contid. Fique atento quando o momentum se limita a um pequeno número de ações.

8. Mercados em queda têm três estágios – queda, recuperação reflexiva e continuidade da tendência fundamental de queda
Mesmo com esses ralis esporádicos, ainda veremos a longa etapa de continuidade baseada em fundamentos da queda do mercado.

9. Quando todos os experts e previsões concordam – algo diferente vai acontecer
Como Stovall, o estrategista de investimentos da S&P, coloca: “Se todo mundo está otimista, quem sobrou para comprar? Se todo mundo está pessimista, quem sobrou para vender?”
Ir contra a manada, como Farrell repetidamente sugere, pode ser muito lucrativo, especialmente para compradores pacientes que fazem caixa em mercados eufóricos e reinvestem quando o sentimento é mais obscuro.

10. Mercados em tendência de alta são mais divertidos que mercados em tendência de queda
Especialmente se você tem um mandato para ficar todo tempo investido. Aqueles com planos mais flexíveis podem eventualmente sorrir nas duas situações.

Bob Farrell é um veterano de Wall Street, que baseia-se em cerca de 50 anos de experiência em elaborar suas regras de investimento. Depois de terminar um programa de mestrado na Columbia Business School, Bob Farrell começou como um analista técnico da Merrill Lynch em 1957. Mesmo quando Farrell estudou análise fundamental sob Gramm e Dodd, ele se virou para análise técnica, depois de perceber que havia mais do que os preços das ações balanços e demonstrações de resultados. Farrell se tornou um pioneiro em estudos de sentimento e psicologia do mercado. Suas 10 regras sobre investimento a partir da experiência pessoal com mercados maçantes, bull markets, bear markets, falhas e bolhas. Em suma, Farrell já viu de tudo e viveu para contar a história.

3 comentários:

  1. "Excessos em uma direção levarão a excessos opostos na outra direção"

    "Não existem novas eras – excessos nunca são permanentes"

    "Mercados com quedas ou altas exponenciais costumam ir mais longe do que você imagina, mas eles não são corrigidos com movimentos de lado."

    Vide as elétricas...

    "Mercados em tendência de alta são mais divertidos que mercados em tendência de queda"

    Eu também acho... hehehehhehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Investidor de Risco achei essas regras bem bacanas e no fundo todas elas são coerentes e acabamos nos deparando com elas.

      Gostei muito da 6 ´´ Medo e cobiça são mais fortes que firmeza de longo prazo. Investidores podem ser seus piores inimigos, particularmente quando a emoção toma conta. O medo aumenta a percepção de risco e alguns reagem se afastando.´´

      Excluir
    2. Também achei bem interessantes as 10 regras... realmente a regra 6 é bastante forte...

      A regra 5 é tão real quanto as leis de newton... não há como questionar...

      Excluir