segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Bolha no Rio de Janeiro

A dois posts atrás, postei matéria sobre a situação dos imóveis no Rio de Janeiro e hoje fiquei muito feliz com o NOBEL desse grande economista (Robert Shiller) e mais feliz ainda em ver a matéria no Jornal Nacional que tem grande audiência em nosso território.

O fato é que o Rio de Janeiro em especial, atingiu um nível surreal nos preços dos imóveis comparado a outras cidades no Brasil e principalmente com São Paulo, onde imóveis em áreas nobres dessa cidade, como higienopolis, comparados a zona sul do Rio de Janeiro estão de graça, tamanho a irrealidade  em comparação com o mercado carioca. 

Não sei aonde isso vai chegar no Rio de Janeiro, onde a cidade não teve nenhuma mudança significativa para mais que triplicar os valores desde o anúncio das olimpíadas em 02 de outubro de 2009 e esta muito mais muito longe mesmo do padrão de qualidade em transporte publico, saúde, educação e segurança com grandes cidades ao redor do mundo e digo isso porque já estive em grandes cidades ao redor do Mundo e a diferença é gigantesca e seria uma piada fazer essa comparação.

Abaixo o comparativo na matéria da Exame para o pessoal observar o que estou falando, reparem no exemplo de Copacabana de 48 m2 de 650.000 reais, bairro onde moro, comparado as demais cidades no Brasil :

fonte: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/22-imoveis-que-r-650-mil-compram-pelo-brasil#6

E aí viram a situação? Vai ver estou vivendo na nova Suiça e não consegui enxergar as mudanças mas o fato é que um NOBEL de Economia já observou que esse mercado carioca de imóveis esta para lá de inflado.

4 comentários:

  1. Enquanto tive gente comprando vai continuar assim, o governos elevou o teto para financiamento mais uma vez, o próprio governo ajuda a inflar a bolha, na hora que o povo se 'mobilizar' e parar de comprar a coisa vai ficar boa, por hora é continuar a morando na casa dos pais, da sogra, e ir colocando um pouquinho de dinheiro em FIIs, quando a bolha começar a murchar decidimos o que fazer, rs.

    ResponderExcluir
  2. Uorrem mas morar nas casas dos pais, da sogra, sendo casado não dá, o fato é que a zona sul do Rio de Janeiro chegou no limite total da razoabilidades dos preços dos imóveis comparado a qualquer lugar do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Cara, mercado aqui no RJ está muito bizarro.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Enquanto continuar esses preços, eu não compro nada aqui no RJ e acredito que a coisa só deva melhorar um pouco quando acabar as olimpíadas. Com o valor do imóvel que moro no RJ eu compro dois do mesmo tamanho na Europa.

      Excluir