quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Cidadania Italiana - Retificações

É com enorme satisfação que informo que na data de hoje conclui todas as retificações necessárias para minha cidadania italiana, foram ao todo 4 retificações e 3 delas foram ajustadas de forma administrativa pelo Ministério Público e uma das retificações foi parar por engano no Tribunal de Justiça de Bicas no meio de agosto de 2013 e hoje foi totalmente concluído.

O que gostaria de informar com isso é que não gastei um único centavo com advogados e isso se deve muito ao aprimoramento da legislação e a petição que meu amigo desenvolveu de forma prática e objetiva.

Esse post é uma homenagem aos amigos que me ajudaram em especial ao Fernando e o Ben-Hur que acompanharam desde o início do processo de retificação e sabem que não foi nada fácil, além de me ajudar de várias forma e fica aqui minha gratidão.

Fico a disposição caso alguém queira tirar alguma dúvida e possa ajudar de alguma forma, principalmente com relação as retificações administrativas pois tiveram 100% de exito. 

Agora a cidadania italiana esta caminhando para se transformar em realidade e o próximo passo vai ser decidir qual advogado para me representar na Itália e vou me planejar para legalizar todos os documentos no Consulado Italiano do Rio de Janeiro.

E já estou começando a analisar a Bolsa de Valores Italiana e suas empresas e tem muita coisa interessante lá, como vou iniciar meu mestrado em março, esse tipo de estudo vai ser muito importante no desenvolvimento da dissertação. 

Meu abraço a todos os amigos e esse ano esta começando muito bem, inclusive a nossa bolsa que esta cheia de promoções e para quem é sócio e quer bom preço, quanto mais baixo melhor para acumulação.

14 comentários:

  1. Parabéns Investidor Sócio e aproveitando, qual é o curso de mestrado que você irá fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado ITradeSys, o curso é mestrado em administração.

      Excluir
  2. Parabéns Parceiro! Quem sabe, a gente não rache uma pizza na Italia... kkkkk. Mas falando sério, eu era um adolescente quando viram a minha papelada para virar Portuga de fato, mas eu não lembro da caminhada ser tão tortuosa quanto a sua. Foi relativamente simples na minha opinião.
    E espero que a identidade da Itália não tenha validade. A de Portugal tinha validade de 4 anos mesmo vc sendo um adulto. Era um saco. Mas agora, creio eu, deve ser carteira de cidadão da comunidade e não deve ter validade. Eu tenho que me atualizar pois eu tenho que tirar meu passaporte e identidade que estão vencidos.
    E, por fim, só venho falar que estou sempre acompanhando o blog. Continue postando.
    E ainda : vc pretende viver na italia permanentemente?

    Um abraço,
    4P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Grande Portuga, minha esposa tem a cidadania portuguesa porque os pais dela são portugueses e todo processo foi fácil, ela tem esse cartão cidadão e passaporte. Minha caminhada é mais complexa porque eu tive que localizar todos os documentos, retifica-los e correr atrás de tudo praticamente sozinho e só com dados que meu avô tinha me passado. Agradeço muito os comentários e pretendo viver na Itália no futuro e também investir em empresas.

      Excluir
  3. Fabio,

    Tenho cidadania portuguesa, mas poderia ter feito a italina por causa do meu avo paterno. Acabei desistindo por causa da burocracia. Parabéns! Estou vendo que pretende morar na Italia. Desejo boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo e com os preços absurdos dos imóveis no Rio, certamente é mais provável que compre lá fora do aqui, me recuso a pagar esses preços com toda essa péssima infraestrutura e insegurança que vivemos.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Obrigado amigo, a dificuldade é grande mas esta valendo a pena.

      Excluir
  5. Respostas
    1. Obrigado e inclusive já vou começar a estudar italiano nesse começo de fevereiro.

      Excluir
  6. Ola Fabio, poderia me dizer qual foi o prazo desde o inicio da solicitação de retificação até a conclusão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entrei com o primeiro pedido em agosto de 2013 e só conclui em janeiro de 2014 mas no meu caso houve um erro quanto ao encaminhamento do pedido. Meu pedido deveria ser examinado inicialmente pelo MP e por esse erro na tramitação do meu pedido, acabou sendo analisado pelo Judiciário mas também não paguei nada por isso, só o tempo que foi maior mesmo.

      Excluir
    2. A necessidade de suas retificações ocorreu nas certidões do seu antepassado no brasil ou em sua propria certidão? Meu antepassado Italiano tinha o sobrenome Abbati e no Brasil os registros de casamento e obito estão como Abbatti e Abatti. Gostaria de sua ajuda, ao menos para me dar um "norte" de por onde começar eu lhe agradeço. Vi que irá procurar um advogado na Italia e eu já o tenho, posso lhe indicar. É uma pessoa de confiança, foi minha vizinha no Brasil e hoje mora na Italia trabalhando com consultoria para este tipo de necessidade! Vamos trocar emails para nos ajudarmos!

      Excluir
    3. Muriel beleza? No meu caso tive que ajustar varias letras, exemplo, minha bisavó se chamava Rosa e na certidão estava roZa com Z, teve uma outra situação da minha trisavó que estava Marina e era MARIN, enfim tinha erros com datas de nascimento do meu trisavô e tudo isso eu tive que ajustar e não gastei absolutamente nada. Seu caso vc vai ter que ajustar tudo em conformidade com a certidão original italiana, meu e-mail é fpsadm@uol.com.br e meu caso é por cidadania italiana via materna por isso a necessidade de um advogado e muitos não tem experiência com o lado materno.

      Excluir