domingo, 23 de março de 2014

Cidadania Italiana - Legalizações de Certidões

Enfim consegui todas as certidões de inteiro teor minha e dos meus familiares que vão entrar junto comigo na ação em Roma pela cidadania italiana via materna. Digo que foi extremamente difícil conseguir essas certidões no Rio de Janeiro pela burocracia de um cartório em especial e pela dificuldade de contato, afinal tentei contato por telefone e por e-mail e não tive uma única resposta. 

Só consegui essas certidões porquê um familiar aposentado foi lá e só sairia de lá com as certidões, daí deram uma semana de prazo e finalmente ficou pronta e com pagamento antecipado.

Com as certidões na mão, o passo seguinte é registrar o CNN que é a certidão de não naturalização do italiano na minha família no ERERIO que é a perna do MRE no Rio de Janeiro porque é a exigência do Consulado Geral Italiano no Rio de Janeiro, as demais certidões aceita pelo registro do tabelião. 

O procedimento de legalização varia de Consulado para Consulado, ou seja, no Rio de Janeiro o procedimento é um e em São Paulo por exemplo é outro, para isso tem de verificar junto ao Consulado quais as exigências.

A dificuldade vai ser agendar uma data para legalização junto ao Consulado mas vou tentar também marcar uma data junto ao Comitês da Itália no Rio de Janeiro que é como se fosse uma associação dos italianos no Brasil e ajuda a resolver vários problemas ligados a cidadania italiana.

A cada dia fica mais próximo da realidade o meu desejo de ter minha dupla cidadania italiana mas adianto que a caminhada é complicada e só com muito foco e disciplina que se consegue avançar cada etapa.

3 comentários:

  1. Fábio, boa sorte em sua empreitada! Uma pergunta meu pai era bisavô de italianos, mas ninguém pediu dupla cidadania, será que tenho direito a essa dupla cidania também?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Zeca, para resumir, basta ter um italiano entre seus descendentes e vai poder ter a cidadania. Você tem direito mas o mais complexo é encontrar todas as documentações, retificar esses documentos e montar todo processo. A certidão do meu trisavô por exemplo é de 1865 e localizar ela foi um misto de sorte com muita força de vontade, qualquer dúvida estamos aí. Grande abraço!

      Excluir
  2. Fala Fábio, blz? Eu estou querendo ajuda e conselhos, já estou com todas as certidões do brasil em mãos em INTEIRO TEOR, agora estou precisando de dois documentos do meu bisavô, você tem algum contato que possa me ajudar a conseguir esses documentos? Agradeço desde já, abcs

    ResponderExcluir