sexta-feira, 7 de março de 2014

Distribuição de dividendos e de juros sobre o capital próprio versus retorno das ações

Realizando uma pesquisa em artigos sobre dividendos, surgiu um bem interessante que compara o retorno das ações e que disponibilizo abaixo com excelente referencial teórico e boas análises. Inclusive a partir desse momento, vou selecionar alguns artigos e dissertações que julgar interessante sobre os variados assuntos sobre investimentos e regulação no Brasil e na Europa para produção e desenvolvimento da minha dissertação e dos artigos que tenho que produzir no mestrado.

Abaixo o artigo:

http://spell.org.br/documentos/ver/17884/distribuicao-de-dividendos-e-de-juros-sobre-o-capital-proprio-versus-retorno-das-acoes

6 comentários:

  1. Só li o objetivo e fui direto à conclusão, rs, falta de tempo apenas.

    "destacando-se que as ações com distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio
    classificada como baixo apresentam retorno alto; já as ações que apresentam alta distribuição de dividendos e juros sobre capital próprio apresentam baixo retorno."

    "Um dos resultados mais importantes deste estudo é que a distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio apresenta uma relação inversa com o retorno das ações. Assim, corroborando a análise exploratória, ações com maior distribuição de dividendos e juros sobre o capital próprio apresentam menor retorno."

    Se considerar o não reinvestimento dos JSCP e dividendos esta conclusão é até óbvia. Mas para você que leu o artigo todo, o estudo considera o reinvestimento?

    ResponderExcluir
  2. O estudo não considerou o reinvestimento, apenas o desdobramento e grupamento de ações, na minha visão o estudo seria ainda mais interessante separando em dois grupos, as empresas com melhor distribuição de dividendos comparando com as que tiveram maior valorização e reinvestindo os dividendos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, sem reinvestimento realmente o retorno será menor. ações de dividendos são uma mão na roda para quem tem já muita grana e quer viver de renda.
      abraço!

      Excluir
    2. Estou vasculhando vários artigos acadêmicos e vou publicando aqui os que achar interessante, depois vou tentar investigar artigos no exterior para comparação.

      Excluir
  3. Terá leitores Fábio. Este já está salvo para ler no final de semana.

    Drink coke!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Dono da Coke, vou atualizando com novos artigos mais na linha acadêmica que é um ponto que não vejo na maioria dos blogs.

    ResponderExcluir