domingo, 13 de abril de 2014

Amadeo Pietro Giannini

Estava lendo o livro 1929 do Ivan Sant´Anna, que é muito bom e recomendo por retratar de forma realista e com personalidades da época, toda a situação antes, durante e posterior ao grande ´´crash´´ de 1929.

Dentre as figuras mais interessantes, a que me chamou mais atenção, até pelo meu desconhecimento e por ser italiano, foi a figura de Amadeo Pietro Giannini (Itálo-Americano) que criou do nada um dos maiores bancos do Planeta e que alertou sobre toda a especulação e bolha do sistema financeiro americano em 1928 e logicamente foi zombado por todos por essas declarações antes da maior crise financeira do Planeta.

Os alertas inclusive foram registrados de forma oficial na mídia e para todos os clientes, ele inclusive recomendou que suas ações estavam sobrevalorizadas e que a situação recomendava preocupação.

Abaixo um pouco de sua história e da criação do Banco da Itália que depois virou Banco da América.

AP Giannini foi o primeiro filho de Luigi e Virginia Giannini . Luigi Giannini imigrou para os Estados Unidos a partir de Favale di Malvaro perto de Gênova , Liguria no Reino da Sardenha (mais tarde parte da Itália ) para a prospecção na California Gold Rush de 1848-1855 . Luigi continuou em ouro durante a década de 1860 e voltou para a Itália em 1869 para casar-se com Virginia , trazendo-a de volta para os EUA e estabelecendo-se em San Jose. Luigi Giannini comprado uma fazenda de 40 acres em Alviso em 1872 e cresceu frutas e legumes para a venda. Quatro anos depois, Luigi Giannini foi morto a tiros por um funcionário devido a uma disputa salarial . Virginia ( viúva aos 21 anos de idade , com dois filhos e grávida do terceiro filho ) assumiu a operação do negócio de produtos , elevando o Amadeo adolescente para o negócio. Virginia casou-se com Lorenzo Scatena , em 1880 , que começou L. Scatena & Co. (que AP Giannini acabaria por assumir ) . Amadeo assistiu Heald College e na idade de 13 percebeu que poderia fazer melhor no mundo dos negócios do que na escola . Ele saiu e tomou uma posição de tempo integral como um corretor de produtos para L. Scatena & Co.

Ele começou no negócio como um corretor de produto, comissão comerciante e distribuidor de produtos para fazendas no Vale de Santa Clara. Ele foi extremamente bem sucedido nesse negócio , casado Clorinda Cuneo , filha de um magnata North Beach imobiliário em 1892 e, eventualmente, vendeu sua participação para seus empregados e aposentados com a idade de 31 para administrar seu pai -de-lei de propriedade . Mais tarde, ele se tornou diretor da Columbus Savings & Loan em que seu pai -de-lei de propriedade interesse . Na época , os bancos foram executados para o benefício dos ricos e bem relacionados . Giannini observa uma oportunidade de servir a população imigrante crescente que estavam sem um banco. Em desacordo com os outros diretores que não compartilham seu sentimento, ele deixou o conselho em frustração e começou o seu próprio banco.

Ele fundou o Banco da Itália em San Francisco em 17 de outubro de 1904. O banco foi alojado em um salão convertido como uma instituição para o " amiguinho " . Era um novo banco para os imigrantes que trabalham duro demais bancos não servem. Ele ofereceu aos clientes de contas de poupança e empréstimos ignorados , julgando-os não pela sua riqueza, mas pelo seu caráter.

Depósitos no primeiro dia somaram 8.780 dólares . [2] Dentro de um ano , os depósitos subiram acima de US $ 700.000 ( $ 13,5 milhões no 2.002 dólares ) . O terremoto de 1906 em San Francisco e incêndios destruiu a maior parte da cidade. Diante da devastação generalizada , Giannini criou um banco temporário , a coleta de depósitos , fazer empréstimos , e proclamando que o San Francisco que renascer das cinzas .

Imediatamente após o terremoto , mudou-se o dinheiro do cofre de sua casa fora da zona de fogo em seguida -rural San Mateo, de 18 quilômetros a cavalo e carroça. O dinheiro foi transferido em um vagão de lixo , de propriedade de Hayward residente Giobatta Cepollina , também natural da Itália ( Loano ) . A carga estava disfarçada sob o lixo para proteger contra roubo. Os incêndios aquecido severamente os cofres de outros grandes bancos. Abrindo -los imediatamente arruinaria o dinheiro , então eles foram mantidos fechados por semanas. Devido a isso, Giannini foi um dos poucos que foi capaz de fornecer empréstimos. Giannini passou a banco de uma prancha em dois barris na rua. Giannini fez empréstimos em um aperto de mão para os interessados ​​em reconstrução. Anos mais tarde, ele iria contar que cada empréstimo foi reembolsado. Como mais uma prova da confiança Giannini recebeu na comunidade local, como uma recompensa para o homem do lixo local para ajudar a transportar as reservas do banco , Giannini concordou em dar o filho do homem o seu primeiro trabalho com o banco quando ele veio de idade . Giannini manteve sua promessa , a contratação de jovem Frank Joseph Cepollina aos 14 anos. Cepollina mais tarde se aposentou do banco aos 41 anos . [3]

Em 1916 , Giannini se expandiu e abriu vários outros ramos. Giannini acreditava no ramo bancário como forma de estabilizar os bancos durante os tempos difíceis , bem como ampliar a base de capital. Ele comprou os bancos em toda a Califórnia e , eventualmente, teve mais de quinhentas filiais em todo o estado .

Em 1928, Giannini aproximou Orra E. Monnette , presidente e presidente do Bank of America, Los Angeles, sobre a fusão das duas instituições financeiras . Após a finalização da fusão, Giannini e Monnette concordou que o nome do Bank of America idealizado a missão mais ampla do novo banco. A nova instituição continuou sob a presidência de Giannini até sua aposentadoria em 1945; Monnette manteve seu assento no conselho e posição oficial. Antes da criação do Monnette do Banco da rede America Los Angeles, a maioria dos bancos foram limitados a uma única cidade ou região. Monnette foi o primeiro a criar um sistema de processamento centralizado , contabilidade e entrega de dinheiro . Ao diversificar o âmbito da comunidade de que o Bank of America servido na sequência da sua fusão , a instituição era melhor preparado para enfrentar pequenos problemas econômicos, locais.

Giannini é creditado como o inventor de muitas práticas bancárias modernas. Mais notavelmente, Giannini foi um dos primeiros banqueiros para oferecer serviços bancários para americanos de classe média , ao invés da classe alta. Ele também foi pioneiro na estrutura de holding e estabeleceu uma das primeiras instituições transnacionais modernas.

Giannini ajudou a alimentar as indústrias de cinema e de vinho na Califórnia. Ele emprestou Walt Disney os fundos para produzir a Branca de Neve , o primeiro longa-metragem , filme de animação a ser feita em os EUA . Durante a Grande Depressão , ele comprou os títulos que financiaram a construção da ponte Golden Gate. Durante a Segunda Guerra Mundial, ele bancou o industrial Henry Kaiser e seus empreendimentos de apoio ao esforço de guerra. Após a guerra, ele visitou a Itália e dispostos para os empréstimos para ajudar a reconstruir as fábricas da Fiat devastados pela guerra . Giannini também forneceu capital para William Hewlett e David Packard para ajudar a formar a Hewlett- Packard.

Giannini fundou uma outra empresa, a Transamerica Corporation, como uma holding para seus diversos interesses , incluindo Occidental Life Insurance Company . Ao mesmo tempo, Transamerica foi o acionista controlador no Bank of America. Eles foram separados por legislação aprovada pelo Congresso dos EUA em 1956, quando o Congresso aprovou a Lei Bank Holding Company, que proibiu a participação do Banco holdings ' em atividades industriais.

Após a morte de Giannini em 1949 , seu filho Mario Giannini assumiu a liderança do banco. A filha de Giannini , Claire Hoffman Giannini (1905-1997) , assumiu o assento de seu pai a bordo do banco de administração, onde permaneceu até 1980. Giannini é enterrado no cemitério Holy Cross , em Colma , Califórnia .

A grande praça do Bank of America Building, na California Street e Kearny, no centro de San Francisco, é nomeado para Giannini . AP Giannini Middle School , que foi inaugurado no distrito do por do sol de San Francisco, em 1954, é nomeado após ele , também . [4] Outros lugares e grupos nomeados após Giannini incluem a Fundação Giannini de Economia Agrícola e do prédio que abriga o Departamento de Agricultural and Resource Economics , da Universidade da Califórnia, em Berkeley.

O Serviço Postal dos EUA honrado contribuições de Giannini ao bancário americano através da emissão de um selo postal 21 ¢ levando o seu retrato, em 1973. Uma cerimônia para marcar a ocasião foi realizada perto de sua antiga casa , em San Mateo.

A revista Time nomeou Giannini um dos " construtores e titãs" do século 20 . Ele foi o único banqueiro nomeado para o Time 100 , uma lista das pessoas mais importantes desse século, como montado pela revista .

Presidente do banco de Walter Huston em 1932 o filme de Frank Capra, Loucura Americana , foi baseada em grande parte em Giannini . [ Carece de fontes? ]

O banqueiro ítalo-americano interpretado por Edward G. Robinson em House of Strangers (1949) , também foi vagamente baseado no Giannini .

Revista American Banker reconheceu-o como um dos cinco banqueiros mais influentes do século 20. [ Carece de fontes? ]

Em 2004 , o governo italiano homenageado Giannini com uma exposição e cerimônia em seu Parlamento , para marcar o centenário de sua fundação do Banco da Itália. A exposição foi o resultado da colaboração do Ministério da Fazenda, o Smithsonian Institution , Italiano Professor Guido Crapanzano e Peter F. De Nicola , um colecionador americano de memorabilia Giannini . [ Carece de fontes? ]

Em 2010, Giannini foi introduzido no Hall da Fama da Califórnia .

Nenhum comentário:

Postar um comentário