quinta-feira, 22 de maio de 2014

Documentos Legalizados no Consulado Italiano do Rio de Janeiro


Boa noite a todos, fiz esse post com toda riqueza de detalhes exatamente porquê não achei nada detalhado na internet sobre a legalização dos documentos na prática, tem muita teoria por aí mas prática e detalhes de situações reais e principalmente no Consulado Italiano no Rio de Janeiro eu não vi ainda, por isso esse post será de grande valia para todos os amigos italianos e descendentes que vão passar por essa situação.

 No dia 29 de abril de 2014 dei entrada da minha documentação para legalização dos documentos, levei toda minha documentação de acordo com as instruções do site do Consulado Italiano no Rio de Janeiro e o atendente, a princípio não aceito minha documentação pois alegou algumas coisas que não lembro, daí mostrei para ele que meu processo seria por via materna e as exigências não seriam as mesmas para quem fosse fazer o reconhecimento por linha paterna na Itália.

Depois de muita conversa, o atendente chamou o seu supervisor, que rapidamente entendeu o que eu queria e solicitou que o atendente recebesse minha documentação para legalização. No dia 12 de maio de 2014, recebi a ligação do atendente do Consulado informando que meus documentos estavam ok e falei que estaria lá no dia seguinte para pegar os documentos, onde pensei que estariam prontos.

No dia 13 de maio de 2014, fui lá todo animado mas descobri que era para fazer o pagamento dos documentos, descobri o valor e deu 764 reais todas as legalizações, paguei e recebi um recibo informando esses detalhes do custo e legalizações. Só que aconteceu algo, nesse dia estava com um amigo que estava iniciando as legalizações, o atendente falou que os documentos dele estavam errados e pegou meus documentos para dizer onde estava o erro, daí ele viu que faltavam carimbos do Ererio, que segundo o site não era necessário e falou que a minha faltava aqueles carimbos e não adiantou argumentar, chamaram a supervisora substituta dele pois o titular que tinha aprovado os meus documentos estava de férias.

Conclusão, o atendente devolveu minha documentação e tive que ir no Ererio no dia seguinte, fui lá logo cedo, peguei os carimbos e fui correndo lá, o atendente viu minha determinação e fez um elogio, dizendo que realmente eu era muito determinado e que iria fazer o meu processo rapidamente. 

Liguei para o atendente nessa segunda, dizendo que estava precisando de urgência pois já iria dar quase 1 mês nessa situação e na terça liguei mais uma vez e resolveu fazer e terminou nesse mesmo dia. No dia seguinte, no caso dia 21 de maio de 2014 fui lá e peguei minhas legalizações, chegando em casa, vi que tinha uma das legalizações com uma folha de cabeça para baixo e erros em selos.

Fui lá hoje e mostrei os erros e rapidamente ele ajustou o da página de cabeça para baixo e os selos com nome errado, falou que não tinha problema. Não discuti, peguei, fiz cópias e mandei para minha advogada de Roma analisar e ver se realmente esta tudo ok, caso esteja ok, aí é enviar os documentos para Roma e iniciar o processo de reconhecimento da cidadania italiana mas essa parte da legalização dos documentos é sem dúvida a mais desgastante de todas e adianto que não é para qualquer um, tem que ter muita disposição e paciência.


9 comentários:

  1. Olá Fábio! Td bem?
    Que bom encontrar esse post aqui. Estou prestes a iniciar o meu processo de reconhecimento da cidadania, mas é difícil encontrar info sobre a legalização no consulado do Rio! Tenho algumas dúvidas. Vou te escrever por email. Desde já agradeço!
    Abs,
    Daniele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniele, eu vasculhei a internet inteira e não encontrei nada detalhando essa etapa, que ao meu ver é disparada a mais complicada de todas, desde você marcar até ser atendido, taxas, situações que você vai encontrar, etc.. Fiquei extremamente desgastado mas o bom é que conheci todos os passos e pode escrever que vou responder.

      Excluir
    2. Oi Fábio, também estou pra fazer a legalização no consulado do Rio e não acho nenhuma informação confiável! Você saberia me dizer:

      1) Eles só aceitam traduções de tradutores juramentados do Rio e ES mesmo ou pode ser um de outro estado? Aceitam do patronato?

      2) Eles exigem que se apresente a certidão italiana original ou aceitam cópia?

      3) Eles não aceitam mesmo legalizar certidões de casamento com mais de 6 meses de emissão?

      Por favor, me ajude!!

      Excluir
    3. Vamos as respostas:

      1 - Só do Rio e ES;
      2- Eu entreguei a Original, acho que só aceitam original mas devolvem toda documentação final;
      3 - Sim, não aceitam.

      Excluir
  2. fabio boa noite. favor me informar que na entrega dos documentos da cidadania italiana se temos que pagar uma taxa de 900 reais. fico grata ,um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu paguei as taxas quando a legalização ficou pronta e esse valor depende da quantidades de documentos, eu devo ter pago por volta desse valor sim.

      Excluir
    2. obrigado fábio..estou confusa pq ano passado assinei minha cidadania enao paguei nada, no final deste ano de2014 meu filho esta correndo atras dacidadania,porem ouvi dizer desta taxa,,penso que no inicio do ano passado nao havia esta taxa ,foi entao apartir de maio?sabe me informar por favor se surgiu a taxa ano pasado ,mais no final do 2014? abraço ,fica com DEUS.

      Excluir
    3. Essa taxa sempre foi cobrada para legalização de documentos, você esta pagando para chancelar os documentos para usa-los na Italia. Se vc tem a cidadania italiana, vc passa direto para seu filho e não estou entendendo pq quer legalizar os documentos? A legalização é para quem vai usar documentos na Itália.

      Excluir
    4. obrogado.deixa eu te exxplicar.. ano passado em julho eu fui com minha filha e assinamos nossa cidadania...ela nao me cobrou taxa alguma.... agora meus dois filhos tiraram os docuemntos e vao para orio. sendo que ficaram sabendo desta tal taxa...pq eu nao paguei nem minha filha. e eles vao pagar ou existe sim esta taxa..procurei saber me falaram que foi a partir do ano passado q surgiu esta taxa,,será que amulher la esqueceu deme cobrar? bjo egrata

      Excluir