segunda-feira, 26 de maio de 2014

Império Austríaco e Veneto

Hoje vou contar um pouco da história e do contexto de separação do Veneto da Áustria e anexação ao Reino da Itália em outubro de 1866, meu trisavô nasceu no Império Austríaco 1 ano antes da anexação ao Reino da Itália, portanto nasceu austríaco sobre um tipo de administração e legislação extremamente organizado, o que favorecia o desenvolvimento do Veneto e de seus cidadãos e a imigração quase não existia.

Meu avô sempre me contava essas histórias que eram passadas de pai para filho e nunca me aprofundei no tema e como estou chegando nos passos finais para ter a cidadania italiana, pesquisei esses fatos que começam a fazer algum sentido, além do meu avô ser extremamente organizado, metódico, ético e inúmeras qualidades que aprendeu com seus antepassados por todos os fatos e dificuldades que passaram nessa transição da Áustria para Itália e que culminou na vinda da minha família para o Brasil na por volta dos anos de 1890 pelo arrocho fiscal e dificuldades no trabalho e na qualidade de vida.

Vamos aos fatos abaixo:

" Não democrática ", " chantagem política e as ameaças de invasão " e assim por diante . ; para não mencionar o resultado chamado " búlgara ", como o percentual em favor da união com a Federação da Rússia é de cerca de 93%. Não entrar no mérito de notisti dell'affermazioni , analistas, historiadores e intelectuais , mas seria interessante ouvir sua opinião sobre um outro voto, o que ocorreu em 21-22 de outubro 1866 no Veneto com que a nossa terra foi anexada ao Reino Itália .

De meus arquivos eu ter recuperado nos últimos dias um documento precioso do tempo ; é um manifesto com o qual ele convoca o plebiscito para a 21 e 22 de outubro e no qual " íntimo " para votar SIM ; não há outra opção : ( Rússia e da Ucrânia ), o "democrático" da Itália, desde então , não deixou espaço para expressar livremente o seu voto, os venezianos foram tratados pior do que os habitantes da Criméia , que teve pelo menos duas opções .

Mas vamos ver o contexto em que você escreveu uma chave página para o futuro dos venezianos, uma página que ignora a vasta maioria dos venezianos (e, além disso, que interesse tem a escola italiana para explicar como os fatos são , nunca se sabe ... ) :

1 ) No final da Terceira Guerra de Independência , a Áustria se recusa a " passar" de Veneto na Itália, que foi fortemente derrotado no chão ( Custoza ) e no mar ( Lissa ) . A " corrida " para a França , pois " sob populações de reserva devidamente consultados " , como está escrito no tratado de paz , é organizada uma votação livre : neste momento os venezianos são os protagonistas de seu próprio futuro. É reconhecido pelo povo veneziano que hoje é chamado de " direito à autodeterminação ".

2 ) Deverá ser realizada O plebiscito em 21 e 22 de Outubro 1866.

3) Dois dias antes da votação, o nosso veneziano Terra passa das mãos do plenipotenciário francês para o Savoy representado pelo general Genoa Thaon Revel ; conta a " Gazzetta di Venezia " , que literalmente escreve: "Esta manhã , em um quarto de hotel na Europa fez com que a venda do Veneto " , há um telegrama do general Thaon Revel 19 de outubro de 1866 para 10,20 telégrafos " Venda de Veneza realizado. A bandeira italiana real acenando das antenas da Piazza San Marco ", datado de , repito 19 de outubro , dois dias antes da votação ...

4) Os venezianos ir votar quando os jogos já foram decididos , com o exército italiano, que já ocupava uma boa parte da região do Veneto (como que na Crimeia e pior! ), Incluindo intimidação e pesado fraude , com cartões de cor diferente e com cartazes chamando assim anexo; eo resultado ? Pior do que " Búlgaro " 99,99% dos venezianos teria votado para o SI (641 757 votos a favor, 69 votos contra apenas ! ) .

Indro Montanelli , que não era um perigoso separatista Veneto, os chamou de " plebiscito piada . " E com a chegada do Reino de Itália, fome e desespero , como nunca antes em nossa história ; nosso povo não tinha escolha a não ser emigrar : a grande migração que trouxe milhões de Veneto Veneto longe da nossa terra ...

* Autor do livro " 1866 : A grande farsa. O plebiscito para anexação de Veneto na Itália "
fonte: http://www.lindipendenza.com/peggio-il-plebiscito-veneto-del-1866-del-referendum-fatto-in-crimea/

4 comentários:

  1. Ola Fábio,

    Temos duas coisas em comum, achei que eram três.
    1- Sou economista e trabalho com investimentos.
    2- Também estou na luta com a Cidadania Italiana.
    e a 3a coincidência seria os problemas com as restrições para a cidadania.

    Achei seu blog buscando resposta sobre a restrição a cidadania para os Venetinos - Treviso - nascidos antes de 1866, ano da unificação do Veneto ao Reino da Italia, justamente o seu post.
    Julguei que você estaria com o mesmo problema que o meu quando citou que sei antenato nasceu em 1865. Felizmente não é seu caso, mas mesmo assim gostaria de saber se em algum momento você teve este tipo de restrição em seu processo, além de pedido por Via Materna.
    Se tiver alguma informação a respeito, do tipo que terei que abrir um processo em Roma também, dado a semelhança com os casos Trentinos, ficarei grato.
    Em cada site há uma informação diferente e isto traz confusão nos proximos passos ( viagem, assessoria,gastos,etc...)
    Enfim, gostei muito do seu texto, gosto muito de historia que enriquece e valoriza o passado de nossos antenatos.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente obrigado pela mensagem e fico feliz de termos coisas em comum. Gosto muito de história e através dela que consegui muita informação para meu processo de cidadania italiana que esta na fase final. No meu caso em especial, meu trisavô nasceu no Veneto que fazia parte do império austriaco e com anexação ao Reino da Itália em 1866 passou a ser italiano, tendo inclusive seu casamento na Itália e com os registros militares e tudo isso facilita. Seu caso é dos Trentinos? Pelo que sei já tem alguma jurisprudência mas acredito que só por via judicial a exemplo do meu que esta sendo por via materna isso que foi o complicador mas já esta pacificado a jurisprudência e acredito que no seu caso também.

      Excluir
  2. Fabio, no seu texto você diz, "Pelo que sei já tem alguma jurisprudência mas acredito que só por via judicial"
    Meus avos, nasceram em 1833, em Trento - Novelado, e migram para o Brasil, em 1875.
    "minha duvida é, se antes e ate 1875, essa região de Trento, pertencia a Itália, ou o Império Austro-Húngaro, sendo que os documentos dele aqui esta tudo como ele veio da Itália, e não do Império Austro-Húngaro"
    e os que tem problemas com o Império Austro-Húngaro, se entrar com um processo judicial diretamente na Itália, há possibilidade de conquistar a cidadania sendo de Trento?

    Obrigado desde Já,

    Cordialmente Bruno Angeli.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bruno primeiramente boa noite, a história do Trento é bem complexa e para resumir, essa região ficou com a Austria até a primeira guerra mundial, diferentemente do Veneto que foi anexado ao Reino da Itália em 1866. Depois da primeira guerra essa região foi dividida em duas, uma para Itália e outra para Austria e hoje elas gozam de autonomia através de um acordo entre Austria e Italia. Como a questão é bem complexa, eu acredito que deveria procurar um advogado e avaliar bem cada situação específica devido a todas essas situações mas acho que o caso da Xuxa envolvia os Trentos e ela ganhou por via judicial, vale a pena você dar uma pesquisada no caso dela pois pode servir de base para você e outros que envolvam a situação dos Trentinos.

      Excluir