sábado, 30 de agosto de 2014

Comportamento durante subidas e descidas na Bolsa

Qual é e qual vai ser o meu comportamento durante essas subidas na Bolsa? Simplesmente o mesmo, sou sócio das empresas e sigo o lema do meu site e o máximo que posso fazer é realocar nos mesmos ativos que tenho participação ações que considero mais valorizadas como ocorreu com o Banco do Brasil, onde vendi um percentual de 40% quando bateu quase 30 em outros ativos como Marcopolo, Sanepar e Cielo, respectivamente pelos preços de 3,82, 5,48 e 41,70.

A ação do Banco do Brasil superou os 35,00 com toda essa especulação política e ninguém sabe onde vai parar e vou manter o restante das ações pois o percentual de balanceamento da minha carteira esta bastante concentrado em 5 ações e as demais pretendo aumentar gradativamente.

As 5 ações que tenho maior percentual alocado são Ambev, Banco do Brasil, Cemig, Cielo e Eletropaulo e vamos a valorização delas no ano e durante os últimos 365 dias:

Ambev - No ano - (2,78%) e nos últimos 365 dias - 2,34%

Banco do Brasil - No ano - 49,60% e nos últimos 365 dias - 63,01%

Cemig - No ano - 53,31% e nos últimos 365 dias - 56,75%

Cielo - No ano - 30,14% e nos últimos 365 dias - 50,50%

Eletropaulo - No ano - 15,18% e nos últimos 365 dias - 45,88%

O que podemos concluir com esses números é que quanto menos mexemos em nossa carteira mais conseguimos rentabilizar e colhemos o fruto através da estratégia da paciência e do estudo que temos das empresas pela qual investimos nosso tempo e dinheiro. 

Podemos ainda considerar os excelentes dividendos das empresas, bonificações que fazem toda diferença no longo prazo e situações com crises setoriais e que podem ser oportunidades pela qual a Eletropaulo vem passando. 

Outro ponto muito importante é a segurança e tranquilidade com o modelo de estratégia de investimentos que usamos e pouco importando a situação que passa a Bolsa, seja na euforia como agora quando no desespero dos acontecimentos negativos devemos manter o controle emocional que ao meu ver é a ferramenta mais importante para qualquer investidor.

8 comentários:

  1. É isso aí Fábio, seguimos firmes rumo a IF.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza EI, a estratégia e sua aplicação facilitam e muito essa caminhada.

      Excluir
  2. Tinha desistido desta SAPR4 mas andei comprando um pouquinho neste mês que passou, mas de qq forma não vou aportar mais nela. Esta BB tá uma insanidade mesmo, dentre outras, o cara que tá comprando tá é muito otimista.
    Depois poste sua carteira completa aí.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na sua categoria a SAPR4 é a empresa que tem os melhores números e ao meu ver o maior potencial de crescimento. Minha carteira é só clicar em cima na opção carteira de ações mas depois vou fazer um post específico sobre a carteira.

      Excluir
  3. Excelente Blog...já está na lista de favoritos do meu, que iniciei a pouco tempo.

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, vou visitar seu blog e que as dividas possam acabar.

      Excluir