domingo, 3 de agosto de 2014

Investindo em empresas

Um conceito que sigo e aplico na minha metodologia e que nos últimos 3 anos vem dando certo é investir em empresas e bons negócios e não em foco de cotação de ações e explico, não invisto em ações e sim em empresas que tem vantagens competitivas e setores que julgo de importância para o Brasil. 

Fulano as vezes pergunta, Fábio investir em ações é furada porquê a cotação varia bastante e nunca sabemos a hora certa de comprar e vender e porquê eu iria querer ficar comprando e vendendo um negócio que julgo ser bom?

Recentemente vendi parte do Banco do Brasil no valor máximo dos últimos anos, valor de R$ 29,72 mas fiz isso porque julguei esse valor estava próximo do que achava justo para reequilibrar parte de minha carteira sem vender o negócio Banco do Brasil onde considero que tem uma boa governança e apresenta dividendos consistentes a anos.

Outro fator que muitos investidores não levam em consideração é o valor da marca, onde é um item intangível e de muita importância e que atrai muitos consumidores para os produtos e serviços que as empresas estão envolvidas. 

Outro fator interessante são os ativos que fazem parte do negócio da empresa, como terrenos, imóveis e participações em outras empresas, exemplo o Banco do Brasil tem uma participação considerável na Cielo e a Cielo é umas das melhores empresas em governança corporativa, gestão, resultados e valorização da marca e de suas ações e muita gente que investe no Banco do Brasil não considera esses dados. 

O que quero dizer com tudo isso é que devemos analisar muito bem o negócio da empresa e não focar apenas em cotações perguntando se é a hora certa de comprar ou vender, o importante é a consistência do negócio, a marca, resultados, gestão e governança corporativa da empresa. 

2 comentários:

  1. É isso aí. Falou pouco mas falou bonito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Investimento em valor, eu gosto das coisas mais objetivas e sem enrolação, tenho um professor que me diz que o menos pode significar muito se tiver um boa capacidade de síntese. E gostei muito do filme francês sobre o Capital que postou no seu site, achei muito bacana e se tiver outros desse tipo vou assistir com certeza.

      Excluir