segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O maior atleta dos Estados Unidos em dois esportes ao mesmo tempo!

Hoje estava vendo um documentário na ESPN e como adoro esportes, fiquei impressionando com a história do mais talentoso esportista americano do século XX.
Nós conhecemos muitas histórias de jogadores que atuaram profissionalmente em dois esportes. Mas provavelmente nenhum com tanto talento para os dois como Bo Jackson, hoje com 50 anos. Na segunda metade da década de 1980, Vincent Edward Jackson foi um dos principais jogadores da MLB e também da NFL – acredite, ao mesmo tempo. A história dele é tema de um dos filmes do 30 for 30, “You don’t know Bo”, da excelente série de filmes transmitida pela ESPN.
Bo Jackson jogava futebol americano e beisebol na Universidade de Auburn. Era considerado um dos melhores running backs do futebol universitário e, vencedor do Troféu Heisman, seria uma escolha óbvia no draft. Foi a primeira seleção, feita pelo Tampa Bay Buccaneers, mas se recusou a assinar com o time da Flórida. Para ele, a franquia sabotou sua carreira no beisebol universitário para tê-lo na NFL. Preferiu deixar o futebol de lado e apostar na MLB. Aparentemente sem o mesmo talento para o esporte do taco, treinou. E o talento existia.
Foto: MLB.com/Reprodução
Com um porte físico incrível, um talento atlético inigualável, foi draftado pelo Kansas City Royals na MLB. Logo nos primeiros jogos, deu show. Conseguiu home runsespetaculares, corridas impressionantes e jogadas de tirar o fôlego quando estava na defesa.
Após um ano na MLB, recebeu uma proposta para jogar peloLos Angeles Raiders na NFL. Aceitou, desde que não precisasse sair do beisebol. Assim seguiu, ídolo nas duas ligas. Jogava beisebol no verão e futebol americano no inverno, sem descanso. Grande nome do esporte dos Estados Unidos à época, virou um fenômeno midiático. A frase “Bo knows” virou uma febre.
Jackson só cairia para uma grave lesão. Quando jogava futebol americano, em uma
Foto: Reprodução
partida de playoffs contra o Cincinnati Bengals na temporada 1991, sofreu um tackle e deslocou o quadril. Ali acabava a sua carreira no futebol americano. O ídolo ainda jogaria  no beisebol, sem o mesmo brilho, até 1994. O suficiente para ganhar o prêmio de melhor retorno do ano da liga em 1993.
Na NFL, jogou apenas pelo Los Angeles Raiders. Na MLB, além do Kansas City Royals, defendeu Chicago White Sox e California Angels. Participou do jogo das estrelas nos dois esportes, o primeiro e até hoje único da história a conseguir o feito. Vale a pena procurar e assistir ao filme, é uma bela história.
referência: http://wp.clicrbs.com.br/primetime/2013/01/19/a-incrivel-historia-de-bo-jackson-astro-da-mlb-e-nfl/?topo=13,1,1,,,13

5 comentários:

  1. Cara, q doido, não conhecia esse cara! Vou procurar ver!

    []s!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenta ver o filme da ESPN, passou ontem a noite e mostra como o cara era de outro Planeta. Simplesmente sensacional!

      Excluir
  2. Eu já tinha ouvido falar que esse atleta praticava dois esportes, só não sabia que jogava com tamanha desenvoltura em ambos! Há vários atletas americanos que praticam dois esportes, geralmente eles são bons em um e péssimo em outro, como o Michael Jordan por exemplo.

    Um abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse atleta era sensacional e foi chamado para o time das estrelas tanto do Futebol Americano como no Baseball e fez coisas incríveis, se puder assista o filme dele na ESPN, daquela serie 30 por 30 que acho a melhor da programação.

      Excluir