domingo, 1 de fevereiro de 2015

A importância das marcas para o investidor

Quando invisto em empresas, a marca do produtos e serviços juntamente com a gestão são itens que considero muito importante na escolha e manutenção das empresas para ser sócio. Existem estudos na área de marketing sobre a relação de consumo de produtos e serviços com as marcas mais famosas no mercado e a propaganda acaba fortalecendo todo esse processo através das variadas mídias. 

A Ambev por exemplo tem 3 das 25 marcas mais valiosas segundo a interbrand que fez a pesquisa e isso tem relação com o consumo de seus produtos, onde acompanhamos comercias nos horários mais nobres e envolvidos com o nosso esporte mais popular que é o futebol. Os comerciais dos postos Ipiranga por exemplo são bem interessantes e ficam na nossa cabeça pela criatividade que são montados e a associação do serviço com a marca. 

Existem estudos recentes do neuromarketing associando as marcas e a seleção quase automática dos produtos e isso acaba fazendo a diferença em empresas de consumo e por isso vemos a cada dia mais investimentos nessa área visando captação de novos clientes.

Se analisarmos as empresas de Warren Buffet, podemos verificar várias empresas com marcas consolidadas em nível mundial e famosas por suas propagandas e excelente gestão. Escolher empresas não é só analisar números, quedas dos índices e sim o potencial que as empresas tem de gerar valor aos acionistas e a marca acaba tendo papel fundamental na consolidação dos clientes e futuros clientes visando o crescimento organizacional dessas empresas. 

Abaixo podemos ver as 25 marcas mais valiosas em 2014 com valores em milhões de reais.

http://www.rankingmarcas.com.br/



3 comentários:

  1. Fábio,

    Concordo 100% com você. Isso é uma vantagem competitiva que não deve ser descartada.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Il primeiro obrigado pela visita, a marca é um ativo intangível que deveria ser mais valorizado na decisão do investidor, o impacto de uma marca reconhecida pela qualidade dos produtos e serviço tem um impacto muito forte na decisão do consumidor e isso impacta nos lucros e crescimento das empresas. Vou te add na minha lista de blogs e me adicione na sua. Um abraço

      Excluir
  2. Fábio,
    Já saiu a primeira parcial da pesquisa "Melhores Investimentos em Ações, FIIs e Renda Fixa para os Próximos 4 Anos"
    Se você já está participando favor conferir os dados. Se não ainda pode participar, só deixar lá sua opinião.
    Muito obrigado e um ótimo feriado!
    http://blogdouo.blogspot.com.br/2015/02/melhores-investimentos-em-acoes-fiis-e.html

    ResponderExcluir