domingo, 5 de julho de 2015

Certidão de Nascimento Italiana e Inscrição AIRE

Depois de pouco mais de 50 dias, recebi da minha advogada a certidão italiana da Comune da região do Veneto, que diga-se de passagem é uma região muito dificil de conseguir qualquer coisa relacionada a cidadania. 

Com a transcrição e a certidão efetuada já posso gozar dos direitos e também dos deveres e um desses deveres é a inscrição no AIRE, que nada mais é do que você fazer o registro no consulado da sua residência atual, que no meu caso é o consulado do Rio de Janeiro. 

Você pode fazer a inscrição pessoalmente ou enviar um e-mail para o anagrafe italiano anexado em pdf os seguintes documentos:

NASCIDOS NO BRASIL CUJA CIDADANIA ITALIANA FOI RECONHECIDA EM OUTRO PAIS:
(os interessados deverão fornecer os dados do processo e da instituição onde a cidadania foi reconhecida e a inscrição no AIRE poderá será finalizada após a confirmação da cidadania por parte da Instituição responsavel).

a) carteira de identidade brasileira
b) se for em posse: passaporte brasileiro / passaporte italiano
c) um comprovante de residência.
O pedido de inscrição poderá ser encaminhado também através do seguinte endereço de correio electronicoanagrafe.riodejaneiro@esteri.it anexando oFormulário para Inscr. / Atualização no AIRE, corretamente preenchido e assinado e os outros documentos requeridos. OBS: do passaporte italiano ou brasileiro é suficiente anexar as primerias 2/3 paginas.ATENÇÃO: NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS INCOMPLETOS OU NÃO ASSINADOS.

2 comentários:

  1. E qual é o próximo passo? Espero que esteja chegando perto do fim. Estou na torcida. Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Obrigado amigo, o próximo passo é o último que é a emissão do passaporte italiano.

    ResponderExcluir