quarta-feira, 25 de novembro de 2015

CEMIG mantém concessões de 18 hidrelétricas

Cemig paga R$2,2 bi em leilão para manter 18 hidrelétricas, incluindo Três Marias
quarta-feira, 25 de novembro de 2015 11:40 BRST
[-Texto [+]

SÃO PAULO (Reuters) - A estatal mineira Cemig vai pagar 2,2 bilhões de reais para manter a concessão de 18 hidrelétricas, que somam 700 megawatts em capacidade instalada, após arrematar os empreendimentos em leilão nesta quarta-feira, no qual o governo federal ofereceu a investidores usinas cujos contratos de exploração estavam vencidos.
A Cemig já havia dito em diversas ocasiões que disputaria o certame para manter a concessão das usinas, dentre as quais a maior é Três Marias, com 396 megawatts. A companhia receberá uma receita anual de 498,7 milhões de reais para operar os empreendimentos, com deságio de 1 por cento ante o teto estabelecido para o certame. Embora CPFL Renováveis, Energisa e o Consórcio Energia Livre tenham se habilitado à disputa, apenas a Cemig apresentou lance.
(Por Luciano Costa)
fonte: http://br.reuters.com/article/businessNews/idBRKBN0TE1NU20151125

7 comentários:

  1. Sou sócio da mesma, de fato a noticia é boa. Mas oq tem me preocupado é a divida da cmig, muito alta ainda mais pq boa parte dela ta atrelada a bancos e os msm a selic. Ai já viu, selic alta, a divida nas alturas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Cemig teve de fato foi um grande ganho com isso... Vamos lá... Com o fim das concessões a Cemig Geradora não pode fechar contratos de longa duração e foi obrigada a vender energia no mercado de curto prazo. As Distribuidoras por sua vez, sem contratos com as geradoras, também tiveram que ir ao mercado de curto prazo comprar energia. Com o aumento da demanda por parte das distribuidoras e o acionamento das termelétricas devido a crise hídrica, o preço da energia no mercado spot disparou. Assim, a Cemig Geradora vendeu caríssimo sua energia. A Cemig Distribuidora pagou caríssimo pela energia.

      A Cemig Distribuidora (assim como várias outras distribuidoras) se endividou para bancar as tarifas baixas impostas pelo governo para manter a inflação artificialmente baixa. Os aumentos das tarifas desse ano vieram justamente como forma do governo reparar as perdas do setor. No fim das contas quem está bancando estes empréstimos são os consumidores.

      Acredito que a Cemig utilizará muito bem o aumento das tarifas para amortizar as dívidas e voltar ao antigo patamar, tendo então embolsado através de sua geradora os lucros provenientes das trapalhadas do governo federal.

      Excluir
  2. Fábio,

    O fato da Cemig ser estatal, e pior, administrada pela quadrilha disfarçada de partido, não causa preocupação para você?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, a unica empresa de capital misto que participo é a cmig. Tipo, entrei nela pelo ótimo histórico. Quanto a gerência tá ai embaixo um link.
      http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/4-brasileiros-estao-entre-os-melhores-ceos-do-mundo-em-2015
      Mas o pior pra mim atualmente dela é a dívida que atrelada a selic tá indo muito alta;

      Excluir
    2. IL eu invisto na CEMIG por conta dos excelentes números que ela apresenta a 10 anos e estatal e empresa privada podem viver situações terríveis ou o BTG que é privado não pode ter membros do governo? A discussão é muito mais ampla e complexa e aí temos de explanar um assunto pouco discutido no Brasil que é Governança Corporativa e Governabilidade e para isso eu já estou desenvolvendo um artigo cientifico sobre esse assunto, inclusive vou fazer uma explanação oral de um artigo meu sobre Governança na USP, abordando aspectos teóricos e empírico sobre esse importante assunto. A Cemig tem excelentes dispositivos de governança corporativa e isso acaba dificultando situações que possam afetar diretamente a empresa e outro ponto é que nada garante que na próxima eleição o atual partido consiga se reeleger em Minas, ainda mais depois de todos esses escandalos que a imprensa vem noticiando e acredito que atualmente podemos estar diante de uma boa oportunidade para longo prazo, coisa que a maioria dos brasileiros não acaba tendo paciência para manter seus investimentos ou coragem para suportar momentos instáveis.

      Excluir
  3. "apenas a Cemig apresentou lance"
    tem impressão que estes leilões são meros jogos de cartas marcadas.

    ResponderExcluir